Mauro Mendes e seu GREJA acusados de burlar mais de 800 mil Kwanzas dos bolseiros

Em Janeiro de 2020, Um grupo de mais de 30 estudantes, interessados em bolsa de estudo para a Universidade de Bela promovida pelo GREJA, inscreveu-se para ganhar bolsas de estudo comparticipadas. No entanto, foi-lhes orientado a tratar os documentos precisos e fazerem-se apresentar com 25 mil kwanzas no acto das candidaturas.


Por Isidro Kangandjo

Assim o fizeram os jovens ansiosos em ganhar uma bolsa de estudo. Ora, passado um ano, os jovens reivindicam o reembolso dos valores e das documentações originais apresentadas no acto da candidatura junto do então Secretário Executivo Provincial do GREJA, em Luanda, e actual Executivo Nacional do Grémio Juvenil, Mauro Mendes. Pelo que, a instituição não cumpre com sua responsabilidade de enquadrar estes jovens na referida Universidade.

Estão nessa condição 33 jovens estudantes que contribuíram com 25 mil kwanzas cada, cujos 10 mil serviria para a inscrição e 15 mil, para a propina do primeiro mês. Um valor que perfaz 825 mil kwanzas.

De acordo com os denunciantes, que falavam exclusivamente ao Factos Diários, o Grémio Juvenil de Angola, fundado por irmãos Cambundi, como de sempre, no ano de 2020 antes da pandemia mundial da Covid-19, efectuou uma campanha que dava conta de bolsas de estudo para a UNIBELAS. Em busca de oportunidades, vários jovens foram sensibilizados e chegaram até ao Aeroporto, onde funcionou a antiga sede do Grémio, para entregarem os documentos e os valores exigidos sem receber em troca pelo menos um comprovativo.

Uma fonte do GREJA e próxima de Mauro Mendes avança que “uma parte dos candidatos entrou”. Mas a outra, que corresponde os 33 jovens, ficou na esperança de entrar. Uma esperança que chega ao fim, conforme desabafa senhor Anselmo, uma das vítimas: “Se não é possível devolverem-nos o dinheiro, pelo menos os documentos originais o GREJA deve devolver-nos. Eu, particularmente, preciso do Certificado original do meu filho para, quando o ano lectivo começar, ingressar na faculdade. Estou cansado de esperar”.

De um tempo para cá, o actual Secretário Executivo Nacional do GREJA, Mauro Mendes, não atende as ligações dos candidatos e dos seus encarregados, uma situação que os deixa cada vez mais frustrados.

 NOSSO CRAQUE ÁKWA TAMBÉM FOI VÍTIMA DE BURLA DO GREJA

Patrício Ákwa, o craque de todos os tempos do futebol angolano, dentro das boas relações com o GREJA, terá enviado quatro jovens para concorrerem à bolsa, mas, infelizmente, as promessas caíram em sacos rotos. Outras figuras que foram vítimas estão a Neta da Mamã Kwiba e o actual director do MAPTSS do Rocha, contribuíram, mas não viram os seus educandos frequentarem a faculdade.

Por solicitação da fonte, não foi possível publicar a lista nominal de todos contribuintes, entretanto, mostramos a lista de alguns que tiveram a amabilidade de falar ao Factos Diários. Nguinamau Julieta Laurinda, Geovany Muachingongo Mordecai, Edvânio Rosário da Rocha Seláquio, Ronaldo Vicente Pedro, Teresa Dilma, Teresa Jorge e assim como outros quatros jovens que foram em nome do senhor Dorivaldo.

As vítimas alegam que já ligaram várias vezes ao senhor Alberto Sorte, que terá na altura trabalhado como recepcionista dos documentos, mas este, de acordo com os denunciantes, alega desconhecer o processo uma vez que tudo esteve sob o comando do responsável provincial.

As vítimas revelaram ao Factos Diários que em breve irão apresentar um processo-crime junto do Serviço de Investigação Criminal.

PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »