Huawei assina acordo com a União Africana de Telecomunicações

A União Africana de Telecomunicações (ATU) assinou recentemente, na capital do Quénia, Nairobi, um Memorando de Entendimento (MoU) com a gigante da tecnologia Huawei, que fará com que países e organizações africanas desenvolvam capacidades para a transformação das TIC. 


Por Redação do Factos Diários

Mediante o acordo, a Huawei fornecerá treinamento em desenvolvimento de habilidades, incluindo requalificação para os membros da ATU. O MoU também verá as duas organizações colaborarem para apoiar a inovação local, compartilhar informações referentes às últimas tendências, desafios, soluções em África e globalmente, expandir a economia digital, assim como a conectividade rural, no continente, por meio de pesquisas futuras.

Um relatório de 2019 da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) acerca das economias digitais, estabeleceu que África e a América Latina juntos representam menos de 5 por cento dos data centers mundiais. Se tal não for tratado, concluiu o relatório, as divisões agravarão as desigualdades de renda existentes. Isso, associado ao facto de que nos países menos desenvolvidos (LDCs), apenas uma em cada cinco pessoas usa a Internet, em comparação com quatro em cada cinco nos países desenvolvidos, esta é parte da motivação para a parceria Huawei-ATU.

Falando durante a cerimónia de assinatura realizada hoje em Nairóbi, Quénia, na sede da ATU, o Sr. John OMO, Secretário-Geral da ATU, elogiou a Huawei pela sua contribuição para África: “A Huawei transformou a conectividade e deu um grande contributo ao continente por meio dos seus investimentos em infraestrutura digital, habilidades em TIC, soluções de conectividade ecologicamente corretas e tecnologias de ponta para as áreas rurais. A organização é um parceiro de desenvolvimento confiável de África. O documento que hoje assinamos visa fortalecer esta parceria.” Acrescentou: “África tem uma grande oportunidade de aproveitar totalmente o potencial das novas tecnologias”.

As duas organizações têm uma longa história de trabalho conjunto e este novo acordo ajudará os países africanos, reguladores e cidadãos, a beneficiarem da transição para uma economia digital, adotar novas tecnologias, promover redes seguras e resilientes e adquirir as habilidades digitais necessárias para alavancar as suas economias.

Samuel Chen, Vice-Presidente da Huawei para a região da África Austral agradeceu a ATU pela liderança e promoção das TICs em África: “A ATU está a desempenhar um papel crucial na região, apoiando os países membros com suas políticas e estratégias, compartilhando as melhores práticas, construindo capacidades e impulsionando a inovação e nós estamos muito satisfeitos por poder apoiá-los”. Afirmou: “Nós conectámos centenas de milhões de africanos a soluções seguras de banda larga de alta velocidade e nuvem nas últimas duas décadas e conquistámos a confiança e o apoio dos nossos clientes e reguladores; ansiamos por fazer mais”.

De acordo com o MoU, os parceiros também começarão a oferecer treinamentos de ponta aos membros da ATU, acesso a especialistas globais para discutir as últimas tecnologias e tendências e, colaboração em pesquisas para ajudar no progresso da digitalização do continente.

 

Sobre Huawei

 

Fundada em 1987, a Huawei é fornecedora líder global de infraestrutura e dispositivos inteligentes de tecnologia da informação e comunicação (ICT). Temos mais de 197.000 funcionários e operamos em mais de 170 países e regiões, atendendo a mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo.

missão é levar o digital a todas as pessoas, lares e organizações para um mundo totalmente conectado e inteligente. Para este fim, iremos impulsionar a conectividade ubíqua e promover igual acesso às redes; leve a nuvem e a inteligência artificial a todos os quatro cantos da Terra para fornecer potência de computação superior onde e quando você precisar; construir plataformas digitais para ajudar todos os setores e organizações a se tornarem mais ágeis, eficientes e dinâmicos; redefina a experiência do usuário com IA, tornando-a mais personalizada para pessoas em todos os aspectos de suas vidas, seja em casa, no escritório ou em trânsito.

 

Para obter mais informações, visite Huawei online em www.huawei.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »