ESCÂNDALO NA PNA: Altas patentes acusadas de ludibriar militares e forjar patenteamento

 

Cerca de 3.000 efectivos licenciados, provenientes das FAA, selecionados no âmbito do reforço à Polícia Nacional, sentem-se enganados ao receberem a informação do grau da patente e da redução salarial. Denunciaram ao Factos Diários durante essa semana.


  Por Joaquim Paulo

Um contingente de cerca de 3.000 efectivos com o grau de licenciado, provenientes das Forças Armadas Angolanas (FAA), distribuído em mais de duas escolas de instrução da Polícia Nacional de Angola, incluindo uma do exterior de Luanda, sente-se enganado pelas mais altas patentes da Polícia Nacional, ao serem informados, em parada, que, após o ciclo de formação onde se encontram até o momento, serão graduados a Agentes de Terceira, ao invés de Agentes de Primeira Classe, conforme constam nos documentos hora assinados.

O Factos Diários soube, através de uma fonte segura, que os efectivos licenciados seriam patenteados ao grau de Agentes de Primeira, conforme dizem os documentos assinados pelos militares seleccionados a integrarem na Polícia Nacional e nos distintos órgãos do Ministério do Interior. Porém, não é o que se prevê acontecer até a dada altura, sendo mesmo reduzidos à Agentes de Terceira Classe.

“Estamos na Escolas da Polícia há um ano e seis meses. Faltando alguns dias para o encerramento da sessão formativa, foi-nos informado, em parada, que seremos graduados à Agentes de Terceira. Mas considerando o despacho presidencial, de 09 de Dezembro de 2017, que afirma que os efectivos licenciados provenientes das Forças Armadas Angolanas (FAA) devem ser agentes de primeira, nós recusamo-nos em aceitar o grau em que nos querem enquadrar, exigindo, assim, que se cumpra o postulado no decreto.” Confessou a fonte.

Sabe-se também que o primeiro contingente da transição de três mil (3.000) efectivos provenientes das FAA para a polícia, nos anos de 2017/2018, foram graduados a Agentes de Primeira, seguindo o decreto presidencial. Já o contingente de 2019/2021, faltando apenas um (1) dia para o encerramento do curso, em plena formatura, foram surpreendidos com a notícia de que serão patenteados à Agentes de Terceira Classe.

“Os documentos que assinamos, enquanto estávamos a fazer os testes, são de Agente de Primeira. ” Lamentou uma fonte, que confessou estarem a ser ameaçados para que se calem diante da situação. Para concluir, denunciou: “altas patentes da Polícia Nacional alegam que o país não tem dinheiro para gastos excessivos. ”

Para o cruzamento de informação, a nossa equipa de reportagem contactou há três dias à Direção de Comunicação da Polícia Nacional de Angola, colocamos a preocupação, porém, até o fecho dessa matéria não recebemos nenhuma resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »