CUNENE: Ministro da Energia e Águas participa em encontro com conselho de Auscultação 

CUNENE Ministro da Energia e Águas participa em encontro com conselho de Auscultação 

O final da visita do Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, ao Cunene foi marcado com um encontro do Conselho de Auscultação, no decorrer da qual a Governadora Provincial, Dra Gerdadina Didalelwa, felicitou o governante pela sua deslocação, agradecendo o facto de estar sempre disponível a cooperar, naquilo que são as necessidades, bem como a implementação do conjunto de acções diversificadas que estão em curso.


Por Redação do Factos Diários


Fonte: Gabinete de Comunicação do Ministério da Energia e Águas

Geraldina Didalelwa disse ainda que o seu governo continuará a ajudar na realização das acções promovidas pelo Ministério. O ministro por seu lado agradeceu as contribuições dos membros do Conselho de Auscultação, dizendo que todas as contribuições de alguma forma, vão contribuir para melhorar aquilo que são as acções desenvolvidas pelo Sector, reconhecendo haver objectivos bem definidos no domínio das Águas para a província, como é o caso do projecto de captação cuja conclusão está prevista para o primeiro trimestre do próximo ano. Reconheceu do mesmo modo que uma infra-estrutura dessa envergadura necessita da interacção com as comunidades que são indispensáveis para o aperfeiçoamento do projecto.

O governante disse que na margem direita do rio Cunene as obras estão em curso, mas Cahama e Curoca são os pontos que impõem desafios vindouros. As acções em desenvolvimento ainda no âmbito de Calueque que estão sobre responsabilidade do Ministério da Agricultura e Pescas, continuam a ser apoiadas pelo MINEA.

Não obstante os desafios que ainda há pela frente para satisfação geral das necessidades da população da província, o Ministro assegurou que há muitos esforços conjugados em curso para resolver os problemas do atendimento da água potável.

No domínio da energia eléctrica reconheceu que o acordo rubricado com a Namíbia para importação para reforço das necessidades da província tem custado ao Estado valores altíssimos, tendo em conta que o correspondendo a 8 MW tem um custo de mais de um milhão por mês, o que considerou ser bastante preocupante.

Em face disso, comunicou que com alguma urgência prevê-se a instalação de dois grupos geradores com uma capacidade de 25 MW cada, totalizando os 50 MW. Serão também desencadeadas acções, até a sua conclusão, de ligação da linha de transporte nacional que chegará ao Lubango que deverá estender-se até ao Cunene.

O Ministro recomendou à ENDE a trabalhar no sentido de se estender a rede para de Santa Clara e os esforços para extensão da rede nalgumas fazendas de Xangongo.
De igual modo, orientou o GABHIC para proceder ao levantamento dos fazendeiros que deixaram de receber água bruta na zona de Calueque, para que de faça a reactivação do fornecimento.

PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »