Crime organizado nas paragens de táxi: SIC ” Vê navios”

Os desmedidos números de assaltos nas principais paragens de táxi da cidade capital, Luanda, tem preocupado os utentes da via pública, pelo que, sentem-se alarmados com às acções protagonizadas pelos supostos  criminosos. Segundo constatou o Factos Diários, numa ronda efectuada esta semana.


Por  Joaquim Paulo

Cresce desmedidamente os números de assaltos nas vias públicas, sobretudo nas principais paragens de táxi, onde o fluxo de pessoas e bens é uma constante. Mas, para o desagrado de muitos, a Polícia Nacional nada faz para  estancar a situação.

O Factos Diários deslocou-se para algumas paragens de táxi do município de viana e arredores, onde “as queixas” são frequentes, afim de ouvir na primeira pessoa, para depois contar na terceira, todo o “filme” que se tem passado nas respetivas paragens.

MEMÓRIA DA VÍTIMA

“Tudo acontece muito rápido, você só dá conta já no interior do táxi, que te falta a carteira, o telemóvel ou um objecto de valor.” Foi com essas palavras que Beirão João, de 43 anos de Idade, começou a contar o esquema de furtivo onde o mesmo foi vítima na conhecida paragem do Piaget. “Hoje já não luto muito para “pegar” o táxi, acrescentou, Para em seguida dizer que é exatamente no momento da luta que os assaltantes fazem das suas. “Agem como se fossem passageiros como se estivessem a subir no táxi”, concluiu.

Durante a nossa ronda, ouvimos a senhora Rebeca, vendedora ambulante, de 32 anos, que contou à nossa equipa de reportagem o que tem observado nas paragens, nas últimas horas dos dia.  “Algumas vezes, os que assaltam são mesmo os lotadores, quando começa a escurecer, começam também a mexer nos bolsos dos passageiros. Os polícias que ficam aqui na paragem têm conhecimento, mas nada fazem, infelizmente.” Palavras de alguém que acompanha o cenário, sem poder fazer nada, pois, no dia que tentou “gritar” sobre o que observava, foi ameaçada de morte. Contou-nos a Vendedora da paragem da ponte amarela, em Viana.

Já na vila sede do município de Cacuaco, os lotadores de táxi são acusados de roubar inclusive perucas das passageiras e pastas femininas. O estranho é que tudo acontece no olhar silencioso de trânsitos e agentes da ordem pública.

SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL JÁ REAGIU

O Factos Diários contactou o Director de Comunicação Institucional e Imprensa da Direcção Geral do Serviço de Investigação Criminal-SIC, em Luanda, Manuel Halaiwa, afim de apuramos as informações recolhidas durante a nossa ronda. Manuel Halaiwa, disse que a situação não é desconhecida, algumas pessoas denunciaram actos criminosos desta natureza.

Manuel Halaiwa/Porta-voz do SIC

Por outra, o responsável da Comunicação do SIC, considera  a intolerância como sendo o grande problema uma vez que a maioria das pessoas não têm o hábito de denunciar. ” É preciso abrir um expediente para dar o devido tratamento ao delito, e, também, é preciso identificar bem os suspeitos para facilitar o trabalho da polícia”, palavras do porta-voz.

Terminou o seu depoimento dizendo que o SIC não anda com os olhos vendados e que está em prontidão para dar respostas em casos de denúncias concretas.

Vale recordar que, as paragens de táxi do Piaget, da Caope e do Candando, todas em Viana, são as que mais se protagonizam os furtos.

PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »