“Concurso público para concessão do terminal do porto de Luanda foi rigoroso”

O Ministério dos Transportes esclarece que o concurso público, para a concessão de terminal multiuso do Porto de Luanda, do qual foi vencedora a empresa Dubai Ports World se pautou pelo estrito cumprimento da Lei e da rigorosa observância do interesse público nacional.


Por Afonso Eduardo

Fonte: RNA

Num comunicado, o Ministério diz que foram tidos em conta vários critérios de avaliação, para a escolha da empresa vencedora e a alegação feita pela empresa ICTSI, uma das concorrentes, de que houve violação do princípio do interesse público é desprovida de fundamento.

O Ministério revela que de todos os concorrentes, a DP World apresentou uma proposta mais equilibrada, tendo merecido maior valorização em virtude das suas componentes financeiras e técnica.

Quanto a empresa ICTSI, esta apresentou uma proposta que do ponto de vista financeiro poderia ter sido considerada a mais vantajosa, caso tivessem desconsiderado os restantes critérios de avaliação e a coerência das propostas apresentadas, porém a proposta apresentou várias incoerências graves.

estas deficiências graves, diz o comunicado, traduziram-se em impactos negativos na valorização da mesma, facto que justificou ter sido superada pela proposta da DP World na fase final.

E o Ministro dos Transportes reitera que o concurso público, para a concessão do terminal multiuso do Porto de Luanda, foi um processo rigoroso e acima de tudo transparente.

Ricardo de Abreu revela que as informações veiculadas sobre todo o processo obrigaram a fazer estes esclarecimento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »