BENGO: Nambuangongo a capital dos problemas do Bengo

Apesar da capital da província do Bengo ter apresentado nos últimos tempos mudanças significativas, o município do Nambuangongo continua, até aqui, a capital dos problemas daquela província.


Por Afonso Eduardo

De acordo com o censo populacional de 2014, aponta que o município do Nambuangongo, ou simplesmente, terra do sofrimento, tem 61.024 habitantes espalhados nas seis comunas. Se comparar a dinâmica dos outros municípios da província, Nambuangongo está três vezes atrasados e está há mais de sete anos sem merecer infraestruturas de grande relevância.

O hospital municipal do Nambuangongo possui duas ambulâncias cansadas por causa da péssima via de acesso e muitos pacientes graves acabam morrendo pelo caminho. O Factos Diários foi informado por pessoas ligadas a saúde naquela município que entre 2019-2021, pelo menos 37 pessoas morreram pelo caminho por falta de meio de transporte assim como o difícil acesso.

Os munícipes, avançam que por falta de meios financeiros para pegar uma motorizada ou uma IFA até ao hospital localizado na comuna do Muxaluando, os moradores das colunas de Cage, Canacassala, Gombe, Quicunzo, Quixico e Zala, são forças a percorrer várias vezes a pé em busca de saúde.

“O pior é que quando vamos no mesmo hospital nem se quer encontramos medicamentos e nem temos dinheiro para comprar os medicamentos na farmácia. Nós dependemos do campo e, por causa das estradas esburacadas, dificilmente temos viaturas para levar os nossos produtos”, disse o senhor António Alberto.

Segundo os munícipes, a taxa de mortalidade aumentou consisravelmente com as doentes de várias ordens, porém as transferências têm sido difíceis principalmente quando nas ambulâncias se encontram em Caxito.

O município do Nambuangongo atravessa problemas diversos desde a educação, saúde, falta de iluminação, vias de acesso, segurança e infraestruturas fracassadas. Os 200 fogos habitacionais construídas em 2015 na comuna do Gombe, até aqui não foram concluídas e a administração local não apresentou as causas.

Os 25 milhões de kwanzas destinados para de combate à fome e a pobreza, os munícipes acusam administrador municipal de ser o principal beneficiários, aliás, o administrador em causa, é apontado de desviar somas de dinheiros semelhante ao administrador cessante dos Dembos, o senhor Nonox e muitos e muitos questionam por que razão ainda não foi chamado.

MARA QUIOSA NÃO ESCONDEU OS PROBLEMAS AO PR

A representante legal do Titular do Poder Executivo na província do Bengo, Mara Quiosa, não escondeu a verdade ao Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço sobre a realidade da sua parvónia e, quando se falava dos problemas, aquela mulher em momento algum esqueceu de mencionar o Nambuangongo e o Triângulo dos Dembos que estão muito longe do progresso embora o Nambuangongo se encontro em mostro adormecido.

Mara Quiosa quer ver as estradas e energia pública, quer mais medicamentos nos hospitais geral, regional dos Dembos e municipais, a Governante quer ver a segurança pública resolvida.

Os munícipes do Nambuangongo queriam ver o Presidente da República naquela município para acompanhar de perto a realidade que os munícipes atravessam todos os dias com as estradas, educação, saúde e o nível social da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »