Acordo secreto obriga Lucas Ngonda Concorrer há mais um mandato para acabar com FNLA

Lucas Nbenghy Ngonda, de 81 anos de idade, que enterrou profundamente o partido histórico em Angola, promete concorrer à sua própria sucessão no V congresso previsto em Junho do ano em curso. Segundo informações que o Factos Diários teve acesso, a ideia do político consiste em colocar a FNLA na segunda força política do país em 2027.


Por Isidro Kangandjo

Os militantes que falavam ao Factos Diários, consideram a recandidatura do Presidente Ngonda como sendo o último mandato para dar o fim da FNLA e cumprir com as orientações que terá recebido supostamente em 1999 e activado em 2003.

Os documentos que o Factos Diários teve acesso, revelam que o actual presidente da FNLA, está ao serviço do MPLA para destruir o partido, esta estratégia existe muito antes da morte do presidente fundador Holden Roberto numa cooperação forte com os membros do MPLA e figuras do Estado entre eles Kopelipa, antigo responsável da Casa Civil, Roberto de Almeida antigo presidente da Assembleia Nacional, Julião Dino Matross antigo secretário-geral do MPLA em 2011, Miguel Gaspar Neto, Director do Gabinete e outros que ainda não estão identificados.

A carta assinada pelo presidente da FNLA no dia 26 de Novembro de 2011, é escrita em forma de anonimato, em momento algum revelou os valores e o nome do secretário-geral do MPLA. A carta começa por agradecer Julião Dino Matross pela liberalidade e abertura ao diálogo que têm apresentado sempre que solicitassem no sentido de manter as sólidas relações que norteiam as suas organizações “FNLA e MPLA”.

Segundo os entrevistados, a probabilidade de Lucas Ngonda ganhar o congresso é ínfima uma vez que alguns jovens do partido estão interessados em concorrer com maior realce Joveth Sousa que exerceu várias funções na FNLA. “Ele vai receber uma resposta merecida, vamos mobilizar os delegados para quebrar esse mal que se chama Lucas Ngonda”, disse antigo Secretário-Geral Pedro Dala.

De recordar que durante o período em que Lucas Ngonda assume a liderança da FNLA, nunca visitou nenhum município do país em missão de serviço e, a única viagem que teve aconteceu em 2018 por motivos do congresso realizado na província do Huambo.

PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »