80 anos depois o desenvolvimento continua a “esquivar” o município de Cacuaco

O município de Cacuaco completou hoje, 24 de Junho, 80 anos de existência desde que foi levado à categoria do município, os serviços básicos como a Saúde, Educação e vias de acesso, é ainda um problema que continua apoquentar os munícipes da zona mais a norte de Luanda. O progresso é ainda um sonho de muitos munícipes embora que se regista uma centralidade que, no entender dos entrevistados é habitado na sua maioria por pessoas provenientes de outros municípios.

Por Isidro Kangandjo

Os partidos políticos na oposição sediados no Cacuaco, alegam que ainda há muito que deve ser feito para o melhoramento social da população. Falando no portal “Factos Diários”, Fredy Shianga, Secretário Municipal da UNITA em Cacuaco, sente-se preocupado com a falta de políticas que visam incentivar o turismo, incentivar os investidores assim como a construção de mais escolas e hospitais. “O município de Cacuaco é ainda um monstro adormecido, nós a UNITA, consideramos que o crescimento não se faz sentir neste município pelo facto de ser considerado o bastião da UNITA”, frisou e avança igualmente “é o momento do administrador mostrar transparência na gestão da coisa pública sobre tudo o PIIM e a verba virada ao combate à fome e a pobre”.

Sobre o progresso “ainda não podemos falar do desenvolvimento em Cacuaco. Está muito longe”, disse o político.

Fredy Shianga (UNITA) Jerónimo Brimão Kizembe (CASA-CE)

Jerónimo Brimão Kizembe, secretário para a organização da CASA-CE em Cacuaco, está preocupado com a criminalidade que assola os bairros como a Boa Esperança, Pedreira, Retranca, Paraíso, Belo Monte, Cerâmica e o bairro dos Pescadores.

“O pior de tudo isso é que a polícia não actua no momento certo e muitos munícipes, infelizmente, em busca de segurança, estão abandonar município. Quanto ao desenvolvimento do município, infelizmente não há nada de novo”, revelou.

As vias de acesso nos bairros que constituem os distritos é também um dos problemas que foram avançados pelo político da CASA-CE. Apesar de reconhecer os esforços do Administrador de Cacuaco, Auxílio de Oliveira Jacob, Jerónimo Kizembe pede mais políticas práticas viradas aos Munícipes criando locais de lazeres, emprego assim como a tranquilidade.

Degradação de uma das ruas do distrito do Kicolo

De informar que o Cacuaco ascendeu à vila São João Baptista, o santo dos pescadores, em 1936, comemorou a sua primeira festa a 21 de Junho de 1940, altura em que ascendeu a categoria de município.

O município de Cacuaco tem quatro distritos urbanos e uma comuna nomeadamente, Kikolo, Mulenvos de Baixo, Cacuaco Sede, Sequele e a comuna da Funda. Segundo censo populacional de 2018, Cacuaco tem 1 237 477 habitantes numa área territorial de 571 km², 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »